Diposto a falar de boêmia? A jogar os padrões no lixo, a discutir homossexualidade, dignidade, direitos humanos, doenças sexualmente transmissíveis e, é lógico, aluguel? Rent foi considerado o musical mais revolucionário já feito.
Magnífico, deslumbrante. Rent consegue tratar com naturalidade temas pesados.
Idina Menzel, uma de minhas atrizes favoritas, detona mais uma vez, dessa vez como Maureen Johnson, atriz e bissexual. E, na versão brasileira, é representada pela Alessandra Maestrini. Como eu poderia ficar mais feliz?
Quinhentos e vinte e cinco mil e
Seiscentos minutos
Como você mede
Um ano pra viver?
Que tal com amor?
Meça em amor
Tempos de amor
Apesar da história nunca terminar
Vamos comemorar
Lembre-se de um ano
Na vida dos amigos
Lembre-se do amor
A obra foi escrita por Jonathan Larson (tick, tick, tick... BOOM!) e recebeu 4 Tony Awards (O Oscar do Teatro):
Best musical
Best Book of a Musical: Jonathan Lardon
Best Original Score: Jonathan Larson
Best Performance by a Features Actor in a Musical - Wilson Jermaine Heredia
Além do Prêmio Pulitzer, 5 Drama Desks, 2 Theater World Awards, 3 Obie Awards, dentre outros.
O Musical estreou, nos EUA como um workshop no "New York Theatre Workshop" em 1994 e, em 1996, se tornou um show da Broadway.
Rent permaneceu firme até 07 de Setembro de 2008, com 12 anos de peça e 5.124 performances.
Rent gerou um filme, em 2005, para comemorar os 10 anos de peça, e um DVD do musical gravado em 2008, chamado Rent: Filmed Live on Broadway.
O musical Rent foi sucesso, no mundo inteiro. Já o filme nem tanto...
O filme conta com Anthony Rapp, Adam Pascal, Rosario Dawson, Jesse L. Martin, Wilson Jermaine Heredia, Idina Menzel, Tracie Thoms e Taye Diggs.
De todos os atores citados acima, apenas Tracie Thoms e Rosario Dawson não fizeram parte da montagem original do musical. Foi dirigido por Chris Columbus (Percy Jackson e os Olimpianos, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta e O Homem Bicentenário, além de escrever Os Goonies, Gremlins, dentre outros).Ao contrário do musical, o filme não foi sucesso de bilheteria, e tampouco gerou enormes lucros.
Rent mostra um diferente tipo de aluguel, nos fez perceber que o amor não se compra ele se aluga.
A importância que deve ser dada à vida deve ser absurda, e o lema "No day but today" (Nenhum Dia, a Não Ser Hoje) merece ser pregado, e o legado "Aproveite o hoje e agora" foi muito bem passado.
Rent teve uma montagem brasileira, com grandes nomes do teatro nacional. O elenco contem André Dias, Andrea Marquee, Daniel Ribeiro, Maurício Xavier e a renomada atriz Alessandra Maestrini (Bozena de Toma Lá Dá Cá e Benedita Kunekscov, de Tempos Modernos).
E você, como mede um ano na sua vida?
A dica é essa, meça em amor.
Para conferir detalhes sobre a produção brasileira, acesse: http://www.rent.com.br/
ps: A maioria das coisas que eu posto são coisas que eu sei de cabeça, ou encontradas na Wikipedia (tanto nacional quanto americana). Quando ler algo interessante, de algum site, e copiar, tenha certeza de que eu colocarei o link aqui.
Rent é um dos meus musicais favoritos! Não sabia que tinha ganhado um prêmio Pulitzer!
ResponderExcluir